quinta-feira, 17 de maio de 2007

Últimas expectativas

Por Camilla Maia


Depois de tanto treino, chegou a hora de os delegados mostrarem o que aprenderam. Após dias de preparação, os participantes só podem esperar e torcer para que todo o esforço e dedicação sejam recompensados por um ótimo desempenho na simulação.

Os calouros estão eufóricos, atentos a cada novo detalhe para que nada passe despercebido. Já os delegados que já participaram outras vezes estão ansiosos para fazer o que mais gostam: debater. No entanto, nenhum dos dois grupos esconde o frio na barriga antes do começo do evento. "Apesar de estar nervosa, espero que eu consiga expressar a posição do meu país com clareza. Desejo também poder exercitar minha tática de negociação, tornando-me aliada da maior quantidade de países possível", afirmou Lilah Fialho, delegada do Comitê Econômico e Financeiro (ECOFIN).

Os delegados, no entanto, nada devem temer. Estar confiante na preparação feita é o primeiro passo para se sair bem nos debates. No mais, a experiência deve ser vista como um aprendizado e não como uma competição para decidir quem é o melhor.

O que é o Sigma-Mundi?


Por Deborah Delbart

Assim como em laboratórios nos é permitido praticar e experimentar teorias e idéias do campo das ciências naturais, nas simulações de organismos internacionais podemos fazer o mesmo na área das ciências humanas, o que é fundamental para o desenvolvimento de um pensamento crítico. Percebendo a importância de tais projetos para o crescimento acadêmico dos alunos, o Centro Educacional Sigma criou o Sigma-Mundi, que é o modelo da Organização das Nações Unidas (ONU) mais antigo da região Centro-Oeste e já está em sua sexta edição.

A partir do momento em que alguém se compromete com projetos desse tipo, deixa de ser apenas um aluno e passa a ser, mesmo que temporariamente, um delegado. Como todo diplomata, o delegado possui a função de representar um país e proteger seus interesses. Para exercê-la, deve usar de habilidades em negociação e oratória e deve lidar com a resolução de conflitos por meios diplomáticos. Poder defender ideais e interesses diferentes em questões
políticas e econômicas e para isso cercar-se de argumentos provenientes de outras culturas é uma grande oportunidade para compreender- se a visão de mundo de outros países que não o seu próprio.

Por abranger assuntos atuais e estimular o engajamento dos alunos em discussões acerca de temas de suma importância, o Sigma-Mundi é um evento que forma cidadãos mais confiantes de seu papel na sociedade e mais preparados para mudar a realidade que nos cerca, atenuando, por exemplo, as desigualdades que bloqueiam o desenvolvimento do país.

Mais sobre as Nações Unidas: http://www.unicrio.org.br/ONUTextos.php?Texto=onu_20a.htm .