quarta-feira, 25 de abril de 2007

Exatas no Sigma-Mundi?

Por Catarina Passos e Rebeca Falcão

A maioria dos alunos, participantes ou não do Sigma-Mundi, devem estar se perguntando de que forma as matérias exatas se relacionam com o projeto de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa dúvida decorre do fato de que as disciplinas de ciências exatas, tais como Física, Química e Matemática, deixam 50%, 20% e 20%, respectivamente, da nota nas avaliações discursivas do segundo período a cargo da nota obtida pelo aluno no Sigma-Mundi.

No caso da Biologia, a participação na composição da nota em 50% se justifica pela presença da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Conferência das Partes, que se baseiam em princípios e conceitos biológicos para a realização de seus debates. Mas, afinal, qual a explicação para a participação no Sigma-Mundi contribuir, mesmo que em parte, para a composição da nota das matérias de exatas?

Segundo o Professor França de Matemática, o motivo pelo qual a nota no evento foi incluída na composição da nota da prova é o fato de que, durante os estudos dos delegados, faz-se necessário o uso de mapas, escalas ou estatísticas populacionais que requerem os princípios matemáticos. Entretanto, a explicação para o baixo percentual que a matéria destina à nota da simulação deve-se à pouca utilidade da disciplina nos debates.

Quanto à Física e à Química, as razões são muito parecidas. De acordo com o coordenador da cadeira de Física, o Professor André Frattezi, a adoção do percentual de 50% para a disciplina foi uma forma de incentivar a participação dos alunos no Sigma-Mundi nos primeiros anos do projeto. Desde então, essa porcentagem continua a ser utilizada, mesmo que a matéria não tenha nenhuma relação direta com as simulações.

A participação das cadeiras de exatas no evento foi uma sugestão do Professor Washington, coordenador do projeto, e que foi acatada pelos demais professores. Analisando tais explicações, nota-se que o Sigma-Mundi não se restringe a uma avaliação superficial do programa, já que não toma como critério para a nota apenas disciplinas diretamente relacionadas aos temas em debate. O evento mostra que, combinando-se as disciplinas, é possível unir diversos interesses e, dessa forma, aumentar o desempenho da maioria dos alunos participantes do projeto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que saudade de fazer as matérias diárias com a Catarina! :D
Boa sorte, jornalistas. Que a simulação de vocês seja, se possível, tão boa quanto a do ano passado, na qual eu também participei na Agência de Comunicação. Bom trabalho!

Anônimo disse...

ai, que orgulho dessas meninas! :D
Ficou muito bom o texto, viu?
beijo!

Anônimo disse...

muito bom o texto!
estão de parabéns1 ;)
prontas para serem jornalistas
ahuahiuahiuahiuhaiuahiu
:*