sexta-feira, 27 de abril de 2007

Por dentro dos debates


Por Mariana Amaral

Entrando no clima de inovações do VI Sigma-Mundi, aqui vai um pequeno guia para os delegados que desejam saber o que se passa no comitê ao lado.

Comitê Jurídico
O tema promete ser um dos mais atuais e relevantes: a crise nuclear no Irã, problema que afeta direta ou indiretamente todos os países do globo. O investimento iraniano em tecnologia nuclear tem sido interpretado como uma tentativa de produzir armas nucleares, o que acarreta uma acirrada discussão sobre a proibição ou não do uso desse tipo de tecnologia no país. Os delegados terão de utilizar manobras diplomáticas para sair desse impasse e conseguir uma proposta de resolução satisfatória a todos os membros do comitê.
CCTD
A Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CCTD) vai abordar um tema essencialmente polêmico: o uso de fontes alternativas de energia com o objetivo de reduzir o aquecimento global e o efeito estufa. A discussão promete girar em torno de acordos para a disseminação de tipos de energia renováveis e não-poluentes, de forma a proteger o meio ambiente sem prejudicar a economia dos países.
Security Council
O Conselho de Segurança é o único comitê de caráter mandatário da Organização das Nações Unidas (ONU), com 5 membros permanentes e cadeiras rotativas. O tema desse Sigma-Mundi é os dez anos de guerra civil na Somália. O país, como a maioria dos outros Estados africanos, ainda sofre com os vestígios de uma colonização que reuniu no mesmo território diversas etnias. Por conta disso, conflitos de grupos rivais levam a Somália a guerras e massacres constantes. Está nas mãos das nações reunidas no Conselho tentar solucionar essa situação.
ECOFIN
Os delegados do Comitê Econômico e Financeiro (ECOFIN) discutirão o tema da pirataria e os problemas que ela causa à economia de cada país. Propostas para o fim – ou ao menos a atenuação – dessa prática serão o foco do comitê.
Conferência das Partes
Uma Conferência das Partes é um comitê que reúne signatários de um tratado com a função de discuti-lo. O tratado a ser debatido esse ano é a Convenção de Diversidade Biológica. Os delegados discursarão sobre os benefícios e malefícios do patenteamento de bens naturais, um dos tópicos da convenção.
CDH
O tema a ser discutido pelo Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Sigma-Mundi deste ano é o tráfico de seres humanos entre nações. Essa prática antiga tem aumentado de forma expressiva desde o fim da União Soviética. Alguns dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que 2,4 milhões de trabalhadores são vítimas do tráfico internacional. O objetivo dos delegados será defender os direitos humanos, criando uma forma de combater esse tipo de tráfico.
OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) irá discutir os danos causados à população mundial por conta de desastres naturais. Embora algumas nações contem com novas tecnologias e, dessa forma, possam prever esses desastres, as perdas humanas e físicas causadas por eles são irreparáveis. O trabalho dos países que compõe o comitê será achar uma forma de atenuar ao máximo os danos que desastres naturais possam acarretar, poupando muitas vidas.

Nenhum comentário: