segunda-feira, 30 de abril de 2007

Negociação é foco do terceiro dia de treinamento

Por Isabela Formiga e Paula Medeiros

Saber negociar é um dos requisitos fundamentais para quem deseja obter sucesso não só nas simulações das Nações Unidas, como também na vida profissional. No terceiro dia de atividades do Sigma-Mundi 2007, todos os delegados tiveram a oportunidade de desenvolver essa habilidade a partir de dinâmicas e de uma palestra.

Na primeira parte da programação, foram formadas duplas entre delegados de diferentes comitês, sendo que cada uma delas deveria simular o processo de compra e venda de um automóvel. O comprador tinha que obter o máximo de vantagem pelo menor preço, enquanto o vendedor tinha que oferecer o maior número de atrativos sem diminuir sua margem de lucro.

No segundo exercício, os alunos deveriam se dividir em três grupos, em que cada um
representava uma padaria, e negociar um acordo para obtenção de um empréstimo bancário. As três panificadoras tinham de chegar a um consenso quanto ao percentual que cada uma obteria em relação ao valor do crédito oferecido pelo banco.

Depois da prática, a teoria. Em uma palestra, o secretário-geral Emiliano Amorim mostrou a todos os delegados alguns elementos importantes na hora da negociação. Enquanto o comprador, por exemplo, deve mostrar desinteresse, o vendedor deve oferecer pequenas vantagens que convençam o comprador de que está fazendo um bom negócio. Segundo Emiliano, o importante ao final é que ambas as partes saiam da negociação satisfeitas.

O secretário-geral também falou aos delegados sobre a importância da oratória tanto em negociações quanto em apresentações públicas. Dicas como entonação, respeito ao interlocutor e postura foram pontos-chave da palestra e trouxeram mais confiança para os delegados que participarão do VI Sigma-Mundi.

Nenhum comentário: