quarta-feira, 2 de maio de 2007

Muito mais que um simples jogo

Por Camilla Maia


Você se imagina discursando por um minuto sobre um tema aleatório? Essa é a situação a que os delegados estão expostos durante o Jogo do Minuto. Temido pelos novatos em simulações, o Jogo consiste em discursar sobre um tema, escolhido pela mesa, durante 60 segundos.

Apesar de abordar tópicos muitas vezes banais, o Jogo é muito eficaz e visa aprimorar as técnicas de oratória e estimular a desenvoltura dos delegados nas discussões. O Jogo também ajuda os diretores a identificar quais delegados têm mais dificuldade na hora de discursar e quais são essas dificuldades, o que é importante para que possam ajudá-los a superá-las da melhor forma possível.

Também é por meio da brincadeira do minuto que os delegados podem avaliar suas técnicas de oratória e o grau de seu preparo para a simulação. Vários deles ficam assustados durante o primeiro Jogo e procuram treinar mais, como é o caso dos alunos que formaram o Grupo Oratório – grupo que se reúne nas tardes de sexta-feira para treinar oratória e regras do debate.

Embora muitos aleguem que o Jogo é um método muito difícil, principalmente para os calouros, ele é necessário para a evolução dos delegados. É por meio do treino que eles se sentirão mais confiantes para a simulação em si.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
gostaria de saber onde está o guia do estudos e gostaria também de saber mais sobre esse Grupo Oratório, pois gostaria de participar.
Obrigada
Lia - Japão - CCTD