terça-feira, 8 de maio de 2007

Desfile de delegados

Por Mariana Amaral e Deborah Delbart

É de se esperar que o tipo de roupa adequada para um delegado não seja muito parecido com o seu vestuário do dia-a-dia. E não é. Para os marinheiros de primeira viagem, usar terno e gravata em plena tarde de um final de semana pode soar meio estranho. A imponência que um salto alto pode causar também nem sempre é bem vinda para as delegadas que não o utilizam com muita freqüência. Mas, como dizem, são ossos do ofício. Simular requer que você assuma o papel de um representante de uma nação e, conseqüentemente, que você se vista como um.

O grande problema é que muitos delegados não sabem usar da melhor maneira seus modelitos diplomáticos, talvez pela falta de costume. Por isso, o Sigma-Mundi acaba não sendo só um
evento acadêmico como um desfile de gafes incondicionais. Não raro aparecem pelos corredores delegados combinando três cores de gravata com uma camisa ainda de outra cor, terninhos cor-de-rosa com blusas vermelhas, saias curtíssimas, etc. Em contra partida, alguns participantes do Sigma-Mundi se vestem com muita classe e, em alguns comitês, os que mais se destacam nesse quesito são eleitos "delelegantes".

O traje para os dias de simulação deve ser formal. Para os meninos ternos, camisas e sapatos sociais. Para as meninas ternos, camisas sociais, sapato social e saias no mínimo até o joelho. Lembrando que tênis e sandálias de dedo são acessórios proibidos. A vestimenta também deve ser formal na noite do credenciamento. Já na noite cultural o interessante é se vestir com trajes típicos do país representado. O importante é não esquecer: a primeira impressão é a que fica!

Um comentário:

Dzão disse...

OLÁ eu sou o cara bonitão na foto! Sou o Daniel Rebelo Alano, assistente do Security Council, e gostaria que vocês publicassem essa matéria no jornalzinho já que está muito bem escrita e interessante além de ser muito importante para a compreensão dos delegados. Gostaria também, caso fosse possível, que vocês publicassem também, lembrando os meus delegados, que eu fiz uma proposta para eles: aqueles que se vestirem com classe e sem cometerem gafes receberam um pequeno brinde.
Muito agradecido,

Daniel Rebelo Alano