domingo, 6 de maio de 2007

SINUS 2007 foi um sucesso

Por Marianna Holanda e Camilla Maia

De 28 de Abril a 01 de Maio, ocorreu o modelo anual organizado pelos alunos de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB): a Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SINUS). Este ano, o evento realizou-se no Colégio Marista de Brasília, com cerca de 450 participantes vindos de diferentes partes do Brasil.

Membro do Conselho Construtivo – órgão formado por ex-secretários-gerais da SINUS –, Emiliano Amorim, atual secretário-geral do Sigma-Mundi, elogiou a administração do projeto desse ano. “Os guias de estudos estavam excelentes e as festas foram muito bem organizadas”, disse. As festas, na verdade, foram tão boas que tiveram lotação máxima e as únicas reclamações referiram-se à falta de mais convites.

Este ano, a novidade foi o número de comitês, que aumentou para 12. Os tópicos dos comitês foram interessantes, como os da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – Medidas de Proteção contra o Terrorismo Nuclear – , e da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) – O Rompimento das Barreiras do Comércio Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. Também foram simulados dois comitês em inglês, World Trade Organization (WTO) e o já tradicional, United Nations Security Council (UNSC).

Assim como alunos do Sigma-Mundi formaram o grupo de oratória para treinar para a simulação, os participantes da Sinus também montaram grupos para treinar e criar alianças de forma a tornar os debates mais dinâmicos. Emiliano acredita, entretanto, que as discussões foram comprometidas pela falta de preparo de alguns delegados. Apesar disso, a SINUS 2007 foi um sucesso.

Nenhum comentário: